segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Berinjela - Dieta Coletiva

Boa noite, pessoal.
Nesse final de semana me exercitei bastante. Fiz umas trilhas com novos amigos que fiz e foi maravilhoso. Depois faço um post só sobre o passeio e coloco umas fotos também. Se der, repetiremos a aventura.

A alimentação continua na mesma. Mas, como também já disse. Vou cuidar de uma coisa de cada vez, primeiro a ansiedade e atividades físicas, assim, conseguirei respeitar a dieta. Mas, chego lá.

Hoje, resolvi falar um poquinho de algumas propriedades da Berinjela. Ele sofre um pouquinho de preconceito. Mas, pode ser muito benéfica ao corpo. E se preparado com amor, pratos maravilhosos podem sair.





Embora não haja comprovação, até o momento, de que a berinjela diminua o colesterol, esta hortaliça fornece muitos outros nutrientes benéficos à saúde.

Levando em consideração a composição nutricional do fruto da berinjela, este pode ser considerado fonte de minerais e vitaminas. As análises laboratoriais mostram que, em 100g de berinjela crua encontram-se, em quantidades consideráveis, os seguintes minerais: cobre, magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são: vitamina A (retinol), vitamina B1 (tiamina), vitamina B2 (riboflavina) e vitamina C (ácido ascórbico). Além disso, a berinjela destaca-se por apresentar uma grande quantidade de água, essencial para manter o corpo hidratado e favorecer as reações químicas nas células corporais,; uma significativa porcentagem de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino e formação do bolo fecal; além de ser considerado um alimento que fornece poucas calorias, auxiliando no controle do peso.


Função dos nutrientes

Como já foi dito anteriormente, a berinjela é composta por diversos nutrientes importantes para a manutenção da saúde.
Cobre: faz parte de várias enzimas e proteínas .

Magnésio: Atua em reações enzimáticas. Faz parte da constituição de ossos, dentes, membrana celular e cromossomos

Zinco: Atua no crescimento e desenvolvimento do sistema imunológico, nas funções neurológicas,na síntese,liberação e ligação de diversos hormônios , na transmissão de impulsos nervosos e está diretamente relacionado a reprodução.

Potássio: Atua no equilíbrio eletrolítico do organismo, contração muscular, síntese de glicogênio, metabolismo protéico e de carboidratos, manutenção da diferença de potencial através das membranas celulares.

Cálcio: Atua na formação dos ossos e dentes,é essencial para a vasoconstrição e vasodilatação, transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e secreção de hormônios, além de desempenhar funções metabólicas e interferir na absorção do fósforo pelo organismo.

Fósforo: Atua no crescimento e diferenciação celular, componente dos ácidos nucléicos e das membranas plasmáticas e auxilia a manutenção do equilíbrio ácido-básico.

Vitamina B1 (tiamina): Atua como coenzima em diversas reações enzimáticas e exerce importante função no metabolismo dos carboidratos e lipídios.

Vitamina B2 (riboflavina): Atua em diversos processos metabólicos no organismo, na transformação de lipídios, proteínas e glicídios.

Vitamina C (ácido ascórbico): Dentre diversas funções, atua em reações químicas no organismo e é extremamente importante nos processos de oxirredução. Facilita a absorção do ferro, da glicose e de outros glicídios pelo organismo. Age no sistema nervoso e na síntese de neurotransmissores.

Segundo Pastore (2005), a berinjela contém fenóis que agem como antioxidantes. Estas substâncias possuem atividade antiinflamatória, evitando que as plaquetas sanguíneas se aglomerem e inibe a ação de radicais livres no organismo, protegendo moléculas de DNA e lipídeos, prevenindo processos carcinogênicos.

A berinjela mais comercializada é a com casca arroxeada. A tonalidade de sua casca deve-se à presença de antocianinas, proantocianinas e flavonóides. As duas primeiras substâncias inibem a produção de radicais livres e os flavonóides apresentam propriedades antioxidantes. Sendo assim, recomenda-se que esta seja consumida com as cascas.

Sugestões sobre o preparo e consumo da berinjela


* PREPARAÇÕES MAIS UTILIZADAS: pode ser adicionada em diversas preparações, como o cuscuz, suflê, tortas, saladas, recheada e em forma de lasanha.

* COMO COMPRAR: a berinjela de boa qualidade deve apresentar pedúnculo verde e rijo, fruto escuro, sem manchas, macio, de pele fina, brilhante e sementes claras. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

* COMO ARMAZENAR: até o momento do preparo, deve ser armazenada inteira e com casca, para que não haja perda de nutrientes e alterações sensoriais, sob refrigeração, por um período máximo de 4 dias. Se guardada dentro do frigorífico, em um saco plástico, dura de uma a duas semanas.

* COMO PREPARAR: deve ser preparada com casca, em pedaços grandes e se for cozida em água, o volume da água de cozimento deve ser o menor possível, para minimizar a perda de nutrientes. Além disso, evite cozinhar por tempo prolongado em altas temperaturas para reduzir as perdas das vitaminas hidrossolúveis.
* COMO EVITAR O GOSTO AMARGO: Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.


Uma beijoca e fiquem com Deus


Eita, quase esqueço de colocar os créditos :P
As informações eu li no site da Clínica Dr. Queiroz, que encontrei em pesquisas na internet.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sobre minha dieta...

Poxa, faz tempo que não passo por aqui.
Pois é, esse meu ano de 2011 começou a todo vapor e, infelizmente, não estou tendo tempo para postar e mal tenho respondido meus emails.

No final de janeiro fui chamada para um curso no interior de Pernambuco e desde que voltei não tenho parado.

Em relação a dieta vacilei. Sair da rotina, precisar comer fora de casa e não ter muitas opções me fez sair totalmente do ritmo e da alimentação saudável que estava seguindo. Antes da viagem, me pesei e tinha perdido 1kg, que já achei sem muito esforço.
E confesso que desde que voltei, não tenho me comportado muito bem. Inclusive, tenho comido coisas que há tempos não colocava na boca, como salgadinhos, chocolates, pizza... ai ai ai. (os chocolates, devido as caixas e cestas de chocolates que os alunos me presentearam).



Fico feliz, quando vejo em outros blogs as meninas com disciplina, conseguindo alguns resultados, etc.
Melhorei o hábito de beber água, estou bebendo muito mais... mas a alimentação e atividades físicas precisam ser melhoradas.

Estou numa fase de muitas mudanças: mudança de apartamento, estou revendo minha área profissional... acredito que tudo ficará organizadinho no início de abril, até lá continuarei nessa "queda de braço" com a ansiedade.

Ah, outra coisa que tenho feito e confesso ser uma melhora, é voltar a fazer as coisas que me dão prazer, curtindo mais meu marido, rindo muito.... acho que também é um passo alcançado e que preciso relevar, andava me esquecendo.

Continuo pesquisando escolas de dança... se eu não fizer a dança do ventre, que tenho sentido tanta saudade... verei alguma dança pra fazer com o maridão... dança sempre foi algo que me fez muito bem (e mantinha minha boa forma)...

É isso, no fundo queria vir me desculpar com as colegas da Dieta Coletiva por não ter contribuído muito nas últimas semanas. Detesto me comprometer e não cumprir... mas está difícil, até comigo mesma, e por não ter muitos resultados pra mostrar... acabo desanimando.

Hoje, sinto que meu problema é mais emocional que qualquer outra coisa. Ansiedade, umas quedas na autoestima, desanimo... tem me atrapalhado a conseguir o que quero tanto.

Estou tentando trabalhar essas questões comigo. Comecei uma terapia, adorei o primeiro contato (depois conto mais sobre ela pra vocês). No carnaval, farei uma viagem a São Paulo, para resolver uns assuntos pessoais, fazer o curso do Chocolatria e me divertir também. Acho que será importante esse tempo pra mim, pra voltar com todo gás.

Mesmo que as últimas mudanças tenham bagunçado um pouco minha vida, sempre acho que elas aparecem para que possamos dar espaço para coisas boas que estão por vir.

Nesses últimos dias sem contato, fotografei muita coisa pra dividir com vocês e me programarei melhor para as postagens.

Uma beijoca saudosa e fiquem com Deus

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Segunda estou de volta!

Meninas, passei rapidinho pra deixar uma beijoca e dizer que dei uma sumidinha pois esotu viajando a trabalho.
Estou dando aula no interior de Pernambuco... com turmas pela manha e a noite fica um pouco complicado blogar pra vocês.

Aproveitando, os últimos 15 dias tem sido muito difícil de controlar a alimentação. Antes de viajar me pesei e tinha perdido 1kg :) Mas, agora não sei como está a situação :P

Segunda apareço e mando mais notícias.

Fiquem com Deus e até breve