terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Relaxe após os exercícios - Dieta Coletiva - Post 2

Oi pessoal,

eu precisava fazer uma postagem ontem, mas, infelizmente, o cabo do meu notebook está com problema e não está carregando o computador :(
Hoje, consegui um cabo emprestado para poder postar pra vocês.

Bom, ainda não me pesei (e nem estou com pressa de fazer para não criar expectativas), mas esse final de semana usei dois vestidinhos que não entravam mais em mim. Como já falei, os testes da calça jeans e de outras roupas às vezes são muito mais confiáveis. rsrs

Mesmo com os bons resultados com minhas roupas, sei da importância de fazer alguma atividade física. Inclusive, minha ginecologista pediu que eu caminhasse, no mínimo, uma hora por dia - para um melhor funcionamento dos ovários (reclamei das cólicas horríveis que ando sentindo).

Tenho conversado com outras blogueiras, acho muito interessante que se controle a alimentação, faça atividades físicas. Entretanto, o que muitos esquecem é da importância de relaxar após os exercícios.

Quando estaa próximo ao meu casamento, eu estava malhando um bocado e meu personal falava muito que eu tinha que tirar um tempinho para relaxar, senão não alcançaria meus objetivos.
Com isso, eu sempre tirava um cochilo quando chegava da academia. E o melhor, é que você acorda com uma enegia danada :D



Encontrei uma matéria pequenininha na Revista Boa Forma sobre o assunto para explicar para vocês com base em estudos.

"Depois de malhar, relaxe - Por César Kurt
Depois de praticar um exercício puxado, relaxe. Mas relaxe mesmo. Isso se você quiser salvaguardar seu coração. Pesquisadores da Universidade do Alabama, em Birmingham, nos Estados Unidos, concluíram que até mesmo uma atividade intelectual feita logo após a ginástica pode fazer a pressão arterial disparar.
Eles pediram a dois grupos de voluntários que decorassem uma seqüência de letras. O primeiro, que acabara de malhar, sofreu um aumento de pressão muito superior ao da segunda turma, que não tinha se mexido. Os hipertensos correm maior risco de um dano cardiovascular, mas mesmo os que não sofrem disso estão sujeitos a uma arritmia, esclarece José Kawazoe Lazzoli, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, que é cardiologista em São Paulo.

Malhe de cabeça fresca

Os carecas são mais vulneráveis a dois efeitos da radiação solar que influem na atividade física: o aumento da temperatura interna e a elevação da freqüência cardíaca. Foi o que constatou um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais. Donos de vastas (e crespas) cabeleiras foram monitorados durante uma hora enquanto corriam na esteira. Após alguns dias, passaram a máquina zero nas madeixas e repetiram o teste. Resultado: de cabeça raspada, apresentaram maior aquecimento corporal e batimentos mais acelerados. O cabelo encaracolado cresce para cima, e isso impede que os raios incidam diretamente sobre o couro cabeludo, diz o educador físico Leonardo Coelho, um dos autores.
Se você é calvo, é obrigatório usar um boné de tecido leve para não prejudicar a evaporação do suor.


Uma beijoca e espero que tenham gostado da dica.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Dieta Coletiva [Post 1]

Se vocês olharem a primeira postagem, eu dizia que queria perder uns quilinhos.
Não consegui muito resultado até então.
Quando estava traçando minhas metas para este ano, a perda dos quilinhos continuava lá. Estou procurando médicos, mudando alguns remédios e alguns hábitos também.
Andei pensando nos "Vigilantes do Peso", mas hoje preciso me virar um pouco só, pois a grana está curta.
Esses dias estava olhando o Blog da Fernanda Reali e adorei a proposta das meninas: uma Dieta Coletiva. é quase que um "vigilantes do peso" virtual :)

"O objetivo da Dieta Coletiva é a busca por um corpo mais leve, mais saudável, com diversão e com interação entre blogueiros. Não há regras nem fins lucrativos."

Funciona, assim: toda segunda-feira, postaremos algumas dicas para uma alimentação e hábitos mais saudáveis. Pode ser coisas que você faz, que leu (favor indicar a fonte) e tudo mais que ajudaria na perda de uns quilinhos indesejáveis ou manter a boa forma.
A Dieta Coletiva começou na segunda-feira passada, mas como vi só depois, vou começar com uma semana de atrase.

Toda segunda tentarei trazer um assunto ou dica interessante. Colocarei um marcador "dieta coletiva", para que vocês encontrem com maior facilidade as postagens sobre a dieta.
Acho importante dividir com vocês os resultados, e estarei aberta a dicas de vocês também.

É dividindo que multiplicamos.

Hoje, pensei no que eu poderia contribuir. Bom, sou uma pessoa que preciso me organizar direitinho antes de fazer qualquer dieta, sou metódica.
Com base no que gosto de comer e os alimentos que o nutricionista me indica, fiz um cardápio semanal. Confesso que não sigo a risca. Às vezes, não tenho determinado ingrediente em casa ou mesmo estou enjoada de comer determinada coisa, mas mesmo assim não abuso. Faço substituições, também, saudáveis.

Tenho me policiado para beber mais água. Se em locais com uma temperatura mais amena já precisamos beber, no mínimo, 2 litros d´agua, imagine aqui em Recife/PE que faz um calor danado? Sucos, chás, água de coco também vale a pena.

Graças a Deus, não tenho o hábito de tomar refrigerantes e nos sucos uso o mínimo de açúcar (quando uso), e o açúcar que usamos em casa é o demerara. É mais saudável e o valor nem é tão diferente dos outros.
Frutas, legumes e verduras... sempre...

Vamos deixar de ladainha e vamos ao meu cardápio. Espero que possa ajudar em algo.



CARDÁPIO DA SEMANA

SEGUNDA – FEIRA
Café da Manhã: 1 copo de suco + 1 sanduiche integral
Lanche da manhã: 1 copo de suco ou 1 fruta ou 5 amêndoas ou 1 copo de água de coco ou 1 barra de cereal ou salada de frutas
Almoço: Salada de folhas com tomate ­e/ou cozida + filé de frango grelhado
Lanche da tarde: 1 barra de cereal ou 1 fruta ou 1 tablete de chocolate meio amargo ou 1 copo de suco ou chá com 1 fatia de queijo ou 5 amêndoas
Jantar: 2 conchas de caldo de feijão
Lanche da noite: Coalhada ou 1 xícara de chá sem açúcar ou 2 ameixas pretas ou copo de leite de soja com canela

TERÇA – FEIRA
Café da Manhã: Cereal ou granola com coalhada ou leite de soja
Lanche da manhã: (após a academia) 1 copo de suco + um sanduiche integral ou suco de açaí ou açaí na tigela
Almoço: Soja refogada + macarrão integral
Lanche da tarde: 1 barra de cereal ou 1 fruta ou 1 tablete de chocolate meio amargo ou 1 copo de suco ou chá com 1 fatia de queijo ou 5 amêndoas
Jantar: 1 fatia de inhame + ovo cozido ou azeite
Lanche da noite: Coalhada ou 1 xícara de chá sem açúcar ou 2 ameixas pretas ou copo de leite de soja com canela

QUARTA – FEIRA
Café da Manhã: 1 copo de suco + 1 sanduiche integral
Lanche da manhã: 1 copo de suco ou 1 fruta ou 5 amêndoas ou 1 copo de água de coco ou 1 barra de cereal
Almoço: Tabule + alface + file de frango grelhado + 2 colheres de arroz integral
Lanche da tarde: 1 barra de cereal ou 1 fruta ou 1 tablete de chocolate meio amargo ou 1 copo de suco ou chá com 1 fatia de queijo ou 5 amêndoas
Jantar: 2 conchas de caldo de carne (não colocar óleo)
Lanche da noite: Coalhada ou 1 xícara de chá sem açúcar ou 2 ameixas pretas ou copo de leite de soja com canela

QUINTA – FEIRA
Café da Manhã: 1 fruta + 1 copo de coalhada
Lanche da manhã: (após a academia) 1 copo de suco + um sanduiche integral ou suco de açaí ou açaí na tigela
Almoço: Salada crua e ralada diversa + carne assada
Lanche da tarde: 1 barra de cereal ou 1 fruta ou 1 tablete de chocolate meio amargo ou 1 copo de suco ou chá com 1 fatia de queijo ou 5 amêndoas
Jantar: 2 conchas de sopa de legumes e carne magra
Lanche da noite: Coalhada ou 1 xícara de chá sem açúcar ou 2 ameixas pretas ou copo de leite de soja com canela

SEXTA-FEIRA
Café da Manhã: Cereal ou granola com coalhada ou leite de soja
Lanche da manhã: 1 copo de suco ou 1 fruta ou 5 amêndoas ou 1 copo de água de coco ou 1 barra de cereal
Almoço: Tabule + alface + file de frango grelhado + 2 colheres de arroz integral
Lanche da tarde: 1 barra de cereal ou 1 fruta ou 1 tablete de chocolate meio amargo ou 1 copo de suco ou chá com 1 fatia de queijo ou 5 amêndoas
Jantar: Ver algo leve que comi em algum dos cafés da manhã
Lanche da noite: Coalhada ou 1 xícara de chá sem açúcar ou 2 ameixas pretas ou copo de leite de soja com canela

SÁBADO E DOMINGO e observações:
·         Comer comidas leves e em poucas quantidades
·         Beber bastante líquido (água, água de coco, chás, sucos)
·         Os sucos dos lanches serão, de preferência, os com vários itens (couve, espinafre, gengibre, hortelã, frutas e legumes no geral) além de acrescentar linhaça ou farelo de aveia
·         Sucos e chás, de preferência, sem adoçar e sem coar.
·         Diminuir o tamanho do prato (de prato fundo para o de sobremesa)
·         Disciplina com a dieta, exercícios e horários
·         Manter a cabeça ocupada para controlar a ansiedade
·         Se der vontade de comer doce, preferir um tablete de chocolate meio amargo
·         Na véspera dos dias mais corridos, deixar as refeições preparadas para evitar comer qualquer coisa
·         Colocar linhaça ou farelo de aveia em pelo menos uma refeição por dia
Deixem seus recadinhos, me contem o que vocês fazem de saudável... assim poderemos trocar figurinhas.

Beijinhos e até breve

Dica de Filme para um Feliz 2011

Oi pessoal,

feliz 2011. Desejo muita saúde e realizações nesse novo ano!

Hoje, vim pra indicar um filme, mas deixa eu falar umas coisinhas antes:
Já comentei aqui, várias vezes, que conheci pessoas maravilhosas depois que criei o blog e que tenho aprendido um bocado de coisas interessantes também.
Muitas pessoas já me disseram que escolhi o curso errado, que deveria ter feito psicologia. Realmente, adoro ajudar as pessoas a partir da observação dos seus comportamentos. Na verdade, quando entendo mais os outros, é bom pra mim, porque também passo a me entender mais.
Um dos assuntos que tenho me interessado bastante é o autismo, não tenho ninguém próximo com a disfunção. Mas, é depois que conheci o "Lú" (na verdade, acompanho o blog), tenho buscado entender melhor o que acontece no seu mundo. E só vejo o quanto tenho que aprender.
As irmãs do Lú, Luiza e Karla Coelho, criaram o blog Estou Autista e além de falar das conquistas e desenvolvimento do Luiz, disponibilizam muitas vezes informações sobre como lidar com o autismo.

Em uma de suas postagens, li sobre a Dra. Temple Grandin, uma respeitada especialista na engenharia agropecuária. Ela é autista. Diagnosticada com autismo em meados da década de 50, quando ser autista significava ser internado sem expectativas de melhora, a Dra. Temple Grandin trilhou um caminho improvável e, em fevereiro de 2010, ganhou uma telebiografia produzida pela HBO e estrelada de forma brilhante por Claire Danes.


Pesquisando um pouquinho sobre a vida dela, encontrei uma entrevista no site Universo Autista, onde vocês poderão esclarecer mais alguns detalhes sobre o assunto. Para ler: clique aqui.

Indico o filme, principalmente para quem começou 2011 e ainda está desanimado ou mesmo sem perspectivas. Neste final de semana assisti ao filme e a todo momento me vinha à cabeça o quanto somos pequenos, muitas vezes até preguiçosos com nós mesmos.
Somos saudáveis, e vivemos encontrando desculpas para os nossos sonhos que não foram realizados, para a nossa vida que está sem graça e o maior responsável por nossos fracassos somos nós mesmos.
Grandin, tinha tudo para ser mais uma autista, cheia de limitações, mas sua busca por novos desafios fizeram a diferença.
Depois deixem um recadinho dizendo o que achou do filme.

Ah, além de saúde e realizações, desejo garra e persistência porque desafios são feitos para serem enfrentados.

Uma beijoca saudosa

Gilmara