Oi pessoal,
informação é uma ferramenta muito importante, e muitas vezes o que precisamos para não ver determinadas coisas de forma preconceituosa. Digo que aprendi a confrontar certos preconceitos quando entrei para a área de turismo e hoje, aprendo diariamente com as experiências vividas em sala de aula, com histórias de vida que só precisam de um pouco de sensibilidade para seguir em frente.
Aprendo muito com meus alunos. Cada um no seu mundo e eu tentando interpretar. A vontade de fazer parte do universo deles respeitando os limites meus e deles cresce cada vez mais. E como é bom quando eles se abrem e deixam que eu leve um pouco de luz para seus coraçõeszinhos. É gratificante ver o nosso crescimento.... digo nosso, porque aprendemos juntos.
Todos os dias tenho que lidar com situações delicadas, problemas diversos e para ter uma postura que me faça ajudar e contribuir, procuro ler, me informar sobre universos desconhecidos... quero, no mínimo, não ficar com as mãos atadas quando precisarem de mim.
Nessas minhas incansáveis pesquisas, descobri a umas duas semanas o blog "Estou autista", que fala sobre as conquistas e evoluções diárias de Luiz Kakaki Júnior, uma criança linda de 10 anos, que está autista e para que vocês conheçam basta clicar aqui.
O blog é atualizado por suas duas irmãs mais velhas, Karla e Luiza, gêmeas. Em um dos textos falando sobre o blog, elas dizem "Aprendemos todos os dias com ele e nos alegramos muito com suas evoluções." Acho que essa frase não cabe só a família, mas a todos que, assim como eu, dá uma passadinha no blog sempre que pode só pra aprender mais um pouquinho.
Como já falei uma vez pra elas: muitas vezes as pessoas se colocam no lugar das pessoas da família que cuidam da criança com necessidade especial. Com o blog a gente a possibilidade de observar sob a visão da criança.
Hoje, fiquei muito feliz com uma conquista não só do Lu, mas dos familiares dele, de outras crianças na mesma situação e até de nós mesmos, leigos sobre o autismo:
"Numa iniciativa inédita, um grupo de pais de crianças autistas criou a Revista Autismo, primeira publicação a respeito do assunto na América Latina e a única em língua portuguesa no mundo. Tudo isso somente com trabalho voluntário e doações. A revista é gratuita, de circulação nacional e foi lançada neste mês (setembro de 2010). O grupo de pais que criou a revista não se conhece pessoalmente, apenas através da internet, onde participam de listas de discussões por e-mail sobre a síndrome que acomete seus filhos: o autismo. “Temos um dos pais que tem uma gráfica, em Santa Catarina, e quando sugeri a ideia da revista, ele pediu doação de papel a seus fornecedores, o que foi prontamente atendido”, conta o publicitário e artista plástico Martim Fanucchi, idealizador da Revista Autismo, sobre o momento que viu a viabilização do que era apenas um sonho." (Fonte: Revista Autismo)
A edição está muito bem feita e acho que vale a pena dar uma passadinha para conferir, e o mais legal é que você pode baixar gratuitamente no site.
Confiram e divulguem para os amigos.
Agora, me deem licença que eu vou ler a minha.
beijocas e boa leitura!
Gilmara,
ResponderExcluirQue felicidade estou lendo esse post! Obrigada por nos ajudar na batalha contra a ignorância... porque é a ignorância que gera preconceito e o preconceito é tão triste... Que bom que existem pessoas abertas a escutar e aprender para ensinar cada vez mais e melhor... que bom que existem professoras assim... ah se nas escolas públicas e particulares tivessem apenas pessoas assim... o mundo estaria melhor e a inclusão social seria uma realidade. Essa revista é uma vitória e estamos muito felizes! É a primeira de muitas se Deus quiser. Lu é uma pessoa que nos deixa melhores a cada dia e a evolução dele é a nossa evolução... como o autismo é uma síndrome de origem desconhecida cada informação passada, cada ajuda é importante pois vamos uns ajudando aos outros e vamos informando a todos para que a vida dos autistas e consequentemente das suas famílias melhore muito. O autista não tem caracteristicas físicas muito visíveis (existem mas apenas quem estuda sabe, um leigo não as conhece)e as pessoas julgam serem crianças mimadas e birrentas... a informação ajuda a pessoa pensar que pode ser uma criança em crise né? Isso sem contar as famílias que sabem que tem crianças autistas e não sabem onde ir, o que fazer... esse papel de informar é muito importante!!! E cada vez mais amigos blogueiros tem nos ajudado... estamos fazendo amizades consistentes através do blog e conhecendo pessoas maravilosas... obrigada pela ajuda!
beijos
Olá! Que felicidade saber que você está gostando do blog do Lu, aprendendo sobre o autismo e mais: divulgando a síndrome no seu cantinho! Fico tão feliz de saber que todos que passam por aqui vão saber um pouco sobre o autismo e a informação vai se espalhar. Assim, diminuiremos o preconceito, ajudaremos mais pessoas a serem diagnosticadas, ajudaremos na inclusão e melhoraremos a vida de muitas famílias!
ResponderExcluirObrigada por tudo! Obrigada por divulgar a revista, esse sonho que se tornou realidade e se Deus quiser e a gente bataçhar, ela vai continuar sendo feita e circulando por todo o Brasil!
Beijokas felizes!
Karla Coelho
www.estouautista.com.br
Eu que tenho a agradecer o quanto tenho aprendido. Ontem, fiquei eu e meu marido fuçando o blog do Lu até bem tarde. Mostrei a ele e a gente ficou fazendo umas pesquisas pra esclarecer umas dúvidas que surgiram, filmes, etc...
ResponderExcluirE já disse que podem contar comigo.
Outra coisa, o blog é pra isso mesmo pra gente dividir pra somar.
Beijocas e fiquem com Deus